Capítulo 1. Introdução

1.1. O que é o FreeBSD?
1.2. Qual é o objetivo do projeto FreeBSD?
1.3. A licença do FreeBSD tem alguma restrição?
1.4. O FreeBSD pode substituir meu sistema operacional atual?
1.5. Por que ele é chamado de FreeBSD?
1.6. Quais são as diferenças entre o FreeBSD, o NetBSD, o OpenBSD e os outros sistemas operacionais BSD de código aberto?
1.7. Qual é a última versão do FreeBSD?
1.8. O que é o FreeBSD-CURRENT?
1.9. Qual é o conceito do FreeBSD-STABLE?
1.10. Quando são realizados os lançamentos de novas versões do FreeBSD?
1.11. Quando são feitos os snapshots do FreeBSD?
1.12. Quem é responsável pelo FreeBSD?
1.13. Onde posso obter o FreeBSD?
1.14. Como acesso o banco de dados dos Relatórios de Problemas?

1.1.

O que é o FreeBSD?

O FreeBSD é um sistema operacional moderno para desktops, laptops, servidores e sistemas embarcados, com suporte para um grande número de plataformas.

Ele é baseado no sistema 4.4BSD-Lite da U.C. de Berkeley, com algumas melhorias oriundas do 4.4BSD-Lite2. Ele também se baseia indiretamente no port para i386™ feito por William Jolitz do sistema Net/2 da U.C. Berkeley, conhecido como 386BSD, embora muito pouco do código original do 386BSD ainda esteja presente.

O FreeBSD é usado por empresas, provedores de serviços de Internet, pesquisadores, profissionais da computação, estudantes e usuários domésticos em todo o mundo em seu trabalho, educação e recreação.

Para informações mais detalhadas sobre o FreeBSD, consulte o Manual do FreeBSD.

1.2.

Qual é o objetivo do projeto FreeBSD?

O objetivo do Projeto FreeBSD é fornecer um sistema operacional de propósito geral estável e rápido que possa ser usado para qualquer propósito sem restrições.

1.3.

A licença do FreeBSD tem alguma restrição?

Sim. Essas restrições não controlam como o código é usado, mas como tratar o próprio projeto FreeBSD. A licença em si está disponível em licença e pode ser resumida da seguinte forma:

  • Não reivindique que você escreveu o sistema.

  • Não nos processe se ele quebrar.

  • Não remova ou modifique a licença.

Muitos de nós têm um investimento significativo no projeto e certamente não nos importaríamos com uma pequena compensação financeira de vez em quando, mas nós definitivamente não insistimos nisso. Acreditamos que a nossa primeira e principal missão é fornecer código a todos os participantes, e para qualquer finalidade, para que o código obtenha o maior uso possível e forneça o maior benefício possível. Este, acreditamos, é um dos objetivos mais fundamentais do Software Livre e um dos que apoiamos entusiasticamente.

O código em nosso repositório de código-fonte que se enquadra na Licença Pública Geral GNU (GPL) ou na Licença Pública Geral da Biblioteca GNU (LGPL) vem com algumas restrições adicionais, ainda que sejam no sentido de forçar o acesso, em vez do habitual oposto. Devido às complexidades adicionais que podem surgir no uso comercial de um software GPL, nós nos esforçamos para substituir tais softwares por outros sob a Licença FreeBSD que é menos restritiva, sempre que possível.

1.4.

O FreeBSD pode substituir meu sistema operacional atual?

Para a maioria das pessoas, sim. Mas esta questão não é assim tão simples.

A maioria das pessoas não usa um sistema operacional. Elas usam aplicativos. São os aplicativos que realmente usam o sistema operacional. O FreeBSD é projetado para fornecer um ambiente robusto e completo para aplicativos. Ele suporta uma grande variedade de navegadores da web, pacotes de escritório, leitores de e-mail, programas gráficos, ambientes de programação, servidores de rede e muito mais. A maioria destes aplicativos pode ser gerenciada através da Coleção de Ports.

Se um aplicativo estiver disponível apenas para um determinado sistema operacional, esse sistema operacional não poderá ser substituído. No entanto é provável que exista um aplicativo muito semelhante no FreeBSD. Seja como um sólido servidor corporativo, um servidor de Internet ou ainda uma confiável estação de trabalho, o FreeBSD quase certamente fará tudo o que você precisa. Muitos usuários de computador ao redor do mundo, incluindo novatos e experientes administradores UNIX®, usam o FreeBSD como seu único sistema operacional de desktop.

Os usuários que migrarem para o FreeBSD vindos de outro ambiente UNIX®-like irão achar o FreeBSD bastante similar. Os usuários de Windows® e do Mac OS® podem se interessar em usar o FuryBSD, GhostBSD ou MidnightBSD, três distribuições desktop baseadas no FreeBSD. Os usuários que não estão habituados ao uso de sistemas UNIX® devem investir algum tempo adicional aprendendo a maneira de fazer as coisas no UNIX®. Este FAQ e o Manual do FreeBSD são excelentes lugares para iniciar.

1.5.

Por que ele é chamado de FreeBSD?

  • Pode ser usado gratuitamente, até mesmo por usuários comerciais.

  • O código fonte completo do sistema operacional está disponível gratuitamente, e foram colocadas restrições mínimas sobre seu uso, distribuição e incorporação em outro trabalho (comercial ou não comercial).

  • Qualquer pessoa que tenha uma melhoria ou correção de bug está livre para enviar seu código e para adicioná-lo ao repositório de código-fonte (sujeito a uma ou duas provisões óbvias).

Vale ressaltar que a palavra free está sendo usada de duas formas aqui: uma que significa sem custo (grátis) e a outra que significa faça o que quiser (Livre). Fora uma ou duas coisas que você não pode fazer com o código do FreeBSD, por exemplo, fingir que você o escreveu, você pode realmente fazer o que quiser com ele.

1.6.

Quais são as diferenças entre o FreeBSD, o NetBSD, o OpenBSD e os outros sistemas operacionais BSD de código aberto?

O James Howard escreveu uma boa explicação da história e das diferenças entre os vários projetos BSD, chamada A árvore genealógica do BSD, a qual é uma boa forma de responder a esta pergunta. Algumas das informações estão desatualizadas, mas a parte da história em particular permanece precisa.

A maioria dos BSDs compartilha patches e códigos, até hoje. Todos os BSDs descendem dos mesmos ancestrais.

Os objetivos de design do FreeBSD estão descritos em P: 1.2, acima. Os objetivos de design dos outros BSDs mais populares podem ser resumidos da seguinte forma:

  • O OpenBSD visa a segurança do sistema operacional acima de tudo. A equipe do OpenBSD escreveu o ssh(1) e o pf(4), os quais foram portados para o FreeBSD.

  • O NetBSD pretende ser facilmente portado para outras plataformas de hardware.

  • O DragonFly BSD é um fork do FreeBSD 4.8 o qual desenvolveu muitas características interessantes ao longo dos anos, incluindo o sistema de arquivos HAMMER e o suporte para vkernels no modo de usuário.

1.7.

Qual é a última versão do FreeBSD?

A qualquer momento no desenvolvimento do FreeBSD, podem existir vários branches paralelos. As releases 12.X são geradas a partir da branch 12-STABLE e as releases 11.X são geradas a partir do branch 11-STABLE.

Até o lançamento da versão 12.0, a série 11.X era a conhecida como -STABLE. No entanto, a partir da 13.X, a branch 11.X será designada para um status de suporte estendido e passará a receber apenas correções para problemas maiores, como as correções relacionadas à segurança.

As releases são liberadas a cada poucos meses. Embora muitas pessoas se mantenham mais que isso por meio do código fonte do FreeBSD (veja as perguntas em FreeBSD-CURRENT e FreeBSD-STABLE ), esta periodicidade está mais para um compromisso, já que o código fonte é um alvo em movimento.

Mais informações sobre as releases do FreeBSD podem ser encontradas na página de Engenharia de Releases e em release(7).

1.8.

O que é o FreeBSD-CURRENT?

O FreeBSD-CURRENT é a versão de desenvolvimento do sistema operacional, que no devido tempo se tornará o novo branch FreeBSD-STABLE. Como tal, ele é recomendado apenas para os desenvolvedores que trabalham no sistema e usuários amadores obstinados. Consulte a seção relevante no Handbook para detalhes sobre como executar o -CURRENT.

Usuários não familiarizados com o FreeBSD não devem usar o FreeBSD-CURRENT. Este branch às vezes evolui muito rapidamente e, devido a um erro, pode ser difícil de compilá-lo às vezes. Espera-se que as pessoas que usam o FreeBSD-CURRENT possam analisar, depurar e reportar problemas.

1.9.

Qual é o conceito do FreeBSD-STABLE?

O FreeBSD-STABLE é o branch de desenvolvimento a partir do qual os releases principais são feitos. Mudanças entram nesta branch em um ritmo mais lento e com a suposição geral de que eles foram testados primeiro no FreeBSD-CURRENT. No entanto, a qualquer momento, o código fonte para o FreeBSD-STABLE pode ou não ser adequado para uso geral, devido a descoberta de bugs e/ou outros casos específicos que ainda não foram encontrados no FreeBSD-CURRENT. Usuários que não possuem recursos para realizar testes devem, ao invés dessa, executar a release mais recente do FreeBSD. O FreeBSD-CURRENT, por outro lado, tem sido uma linha ininterrupta desde que o 2.0 foi lançado.

Para obter informações mais detalhadas sobre as branches, consulte Engenharia de Releases do FreeBSD: Criando uma Release Branch, o status dos branches e o cronograma para releases futuros podem ser encontrados na página Release Engineering Information.

A versão 12.1 é a última release da branch 12-STABLE; ela foi lançada em Novembro de 2019. A versão 11.3 é a release mais recente da branch 11-STABLE; e foi lançada em Julho de 2019.

1.10.

Quando são realizados os lançamentos de novas versões do FreeBSD?

A Equipe de Engenharia de Releases (Release Engineering Team) lança uma nova versão principal do FreeBSD a cada 18 meses e uma nova versão secundária a cada 8 meses, em média. As datas de lançamento são anunciadas com bastante antecedência, para que as pessoas que trabalham no sistema saibam quando seus projetos precisam ser finalizados e testados. Um período de teste precede cada lançamento, para garantir que a adição de novos recursos não comprometa a estabilidade do lançamento. Muitos usuários consideram este cuidado como uma das melhores coisas do FreeBSD, apesar de que a espera para que todas as novidades mais recentes sejam disponibilizadas no -STABLE possa ser um pouco frustrante.

Maiores informações sobre o processo de engenharia de releases (incluindo a programação das releases futuros) podem ser encontradas na página engenharia de release no site do FreeBSD.

Para aquelas pessoas que precisam ou querem um pouco mais de emoção, os snapshots binários são disponibilizados semanalmente, como discutido acima.

1.11.

Quando são feitos os snapshots do FreeBSD?

As snapshot releases do FreeBSD são disponibilizadas com base no estado atual das branchs -CURRENT e -STABLE. Os objetivos por trás de cada release de snapshot são:

  • Testar a versão mais recente do software de instalação.

  • Para que as pessoas que gostariam de executar o -CURRENT ou o -STABLE mas que não têm tempo ou largura de banda para acompanhá-lo no dia-a-dia tenham uma maneira fácil de instalá-las em seus sistemas.

  • Para preservar um ponto de referência fixo para o código em questão, apenas no caso de quebrarmos algo de forma muito seria depois. (Embora o Subversion normalmente previna que uma coisa horrível como esta ocorra.)

  • Para garantir que todos os novos recursos e correções que precisam de testes tenham contato o maior número possível de testadores em potencial.

Não temos a pretensão de que qualquer snapshot -CURRENT possa ser considerado com qualidade de produção para qualquer finalidade. Se você necessita de um sistema estável e totalmente testado, limite-se ao uso das releases completas.

As snapshots releases estão disponíveis em snapshot.

Os snapshots oficiais são gerados regularmente para todas as branchs ativamente desenvolvidas.

1.12.

Quem é responsável pelo FreeBSD?

As principais decisões relativas ao projeto FreeBSD, tais como a direção geral do projeto e quem tem permissão para adicionar código ao repositório de código fonte, são feitas por meio de um core team de 9 pessoas. Existe uma equipe muito maior, com mais de 350 committers que estão autorizados a fazer alterações diretamente na árvore de fontes do FreeBSD.

No entanto, a maioria das alterações não-triviais é discutida com antecedência nas listas de discussão, e não há restrições sobre quem pode participar da discussão.

1.13.

Onde posso obter o FreeBSD?

Todas releases importantes do FreeBSD estão disponíveis via FTP anônimo no site FTP do FreeBSD:

  • O último release da série 12-STABLE, o 12.1-RELEASE, pode ser encontrado no diretório 12.1-RELEASE.

  • Mensalmente são produzidos snapshot releases para as branchs -CURRENT e -STABLE, as quais destinam-se primariamente ao uso por parte dos desenvolvedores e testadores.

  • O último release da série 11-STABLE, o 11.3-RELEASE, pode ser encontrado no diretório 11.3-RELEASE.

Informações sobre como obter o FreeBSD em CD, DVD e outras mídias podem ser encontradas no Handbook.

1.14.

Como acesso o banco de dados dos Relatórios de Problemas?

O banco de dados com os Relatórios de Problemas contendo todas as solicitações de mudança enviadas pelos nossos usuários pode ser consultado usando nossa interface web de consulta de PRs.

A interface web de envio de relatórios de problemas pode ser usada para enviar relatórios de problemas através de um navegador.

Antes de enviar um relatório de problema, leia Escrevendo Relatórios de Problemas do FreeBSD, um artigo sobre como escrever bons relatórios de problemas.

All FreeBSD documents are available for download at https://download.freebsd.org/ftp/doc/

Questions that are not answered by the documentation may be sent to <freebsd-questions@FreeBSD.org>.
Send questions about this document to <freebsd-doc@FreeBSD.org>.