O diálogo de Opções do Projecto, acedido a partir do menu projecto, permite-lhe especificar todos os parâmetros necessários para o seu projecto. Eles serão utilizados pelos Makefile.am's e o script configure.in (por ex. alteração de número de versão ou avisos do compilador) e assim definem também as preferências de compilação. Após alterar as opções do projecto, deverá invocar "make clean" ou "reconstruir tudo" para compilar o seu projecto com as novas opções. Por favor lembre-se que depurar apenas está disponível se as opções do projecto estão definidas para gerar informação de depuração, a quantidade pode ser definida com o nível de depuração (0-3). Se adicionar funções que pertençam a uma biblioteca que não esteja incluida nas parâmetros do linker, o seu programa não será correctamente linkado se essas opções não forem actualizadas, por isso tenha atenção às linkagens de bibliotecas.
Para uma construção de distribuição das suas aplicações ou para distribuir um pacote com o código fonte, deverá observar as seguintes definições standard:
desactivar a depuração
activar optimização e definir o nível de optimização para -02
definir os avisos do compilador para -Wall
por cada nova distribuição, aumentar o número da versão e actualizar o ficheiro projecto.lsm segundo a versão e os requerimentos.
A primeira página do diálogo de Opções do Projecto define as opções gerais para o seu projecto. Estas são o nome e número do projecto, o ficheiro sgml de manual que será utilizado para gerar um conjunto de ficheiros HTML que serão incluidos no projecto e informação específica sobre o autor. O campo para breve descrição é para informação adicional que deseje incluir tal como o objectivo do programa e outras similares.