Você leu este manual com cuidado ? Aqui estão listados, novamente, os erros mais comuns:
Tenha certeza que o pppd é o binário real, e não um script;
Tenha certeza que o arquivo /etc/ppp/options exista, mas que esteja vazio;
Tenha certeza que você NÃO esteja usando a opção "lock" como argumento para o pppd (Kppp já está cuidando do travamento do dispositivo);
Remova a opção "lock" dos seus arquivos /etc/ppp/options e ˜/.ppprc;
Tenha certeza que você tem as permissões corretas. Em caso de problemas, você pode tentar rodar o Kppp como superusuário. Se tudo estiver OK, dê uma permissão suficiente ao usuário, se não puder conviver com o Kppp em setuid "root". A maneira correta de proceder é criar um grupo "modem";
Você pode estar iniciando o pppd muito cedo, isto é, antes do servidor remoto estar pronto para negociar uma conexão PPP. Se você está usando um script de login, você deve usar o terminal embutido no Kppp para verificar seu procedimento de login. alguns provedores requerem que você mande um comando "ppp" para iniciar o PPP. Alguns usuários relataram que tiveram de acrescentar "Pause 1" ou "Pause 2" aos seus scripts, para solucionar conflitos de tempo.
Se nada disso ajudar, você pode obter alguma informação adicional de depuração do log do seu sistema, digitando o seguinte comando:
% tail /var/log/messages |
Isto significa que o Kppp não tem permissão para abrir o dispositivo de modem ou que você selecionou um dispositivo de modem (na aba Modem da janela Configurações) que não é válido. Primeiro tenha certeza que você selecionou o dispositivo correto. Uma vez que você tenha certeza disso, você precisa dar ao Kppp a permissão correta para acessar o modem e para poder modificar o arquivo /etc/resolv.conf no caso de você querer que o Kppp configure o DNS por você. Se o Kppp puder rodar com permissão (setuid) de root (superusuário), todos esses problemas ficam automaticamente resolvidos, do contrário você terá de configurar as permissões corretamente. Para dar ao Kppp permissão de root, faça o seguinte:
% su root % chown root:root $(KDEDIR)/bin/kppp % chmod +s $(KDEDIR)/bin/kppp % exit |
Isto na maioria das vezes significa que você instalou o Kppp sem permissão de superusuário (SETUID bit) e que você, a pessoa que está executando Kppp, não tem permissão de escrita para o diretório de arquivos de travamento (normalmente é /var/lock. Este é por exemplo o caso dos sistemas RedHat. Verifique a janela Modem para determinar a localização precisa que você escolheu. A solução é facil - ou dê permissões de root ao Kppp (setuid), ou dê a usuários comuns permissão de escrita ao diretório /var/lock, ou ainda crie um grupo modem que tenha acesso ao diretório /var/lock.
Não há necessidade de deixar o Kppp assim, se você conhece um pouco de administração de sistemas Unix. Crie um grupo modem, e inclua nesse grupo todos os usuários a quem você quer dar acesso ao modem; faça com que esse grupo tenha permissões de leitura e escrita sobre o dispositivo do modem; e se você quer que a configuração automática do DNS funcione com o Kppp, então dê ao grupo permissões de leitura/escrita sobre o arquivo /etc/resolv.conf.
Por favor não me critique por instalar o Kppp com permissões de root; eu simplesmente não posso mais lidar com o volume de e-mail que eu recebia de usuários desesperados que tinham problemas em fazer o Kppp funcionar, simplesmente porque eles não sabiam o suficiente sobre o Unix e sobre permissões de dispositivo.
Você mexeu nas configurações de CR/LF ?
Talvez seu modem não suporte uma inicialização rápida. Aumente a Demora de Resposta, que pode ser encontrada em Comandos do Modem na aba Modem. Você pode fazer algum ajuste fino mais tarde.
Basta mandar um texto vazio; veja o exemplo:
Send # manda um texto vazio Expect ID: Send sou_eu Expect word: Send esqueci Expect aceito Send ppp |
Isto significa que você não tem permissões para criar um arquivo de trava. Se, por exemplo, você especificou /var/lock/LCK..modem na aba do Modem, você precisa ter permissões de escrita para gravar no diretório /var/lock. Isso não será problema se você deu ao Kppp permissões de setuid root. Por favor leia a seção Arquivos de Travamento.
Sim, você pode. Leia a seção PAP e CHAP . Na verdade, recebo mais e mais requisições de informações detalhadas sobre como usar o PAP ou o CHAP com o Kppp. Se você estiver usando um dos dois protocoelos com o Kppp, eu gostaria muito de receber explanações detalhadas sobre como usar PAP ou CHAP com o Kppp. Eu irei então incluir o que receber aqui na documentação do Kppp. Tenho certeza de que será de muita ajuda para um grande número de iniciantes. Por favor considere ajudar e devolver algo ao Kppp... Obrigado!
Siga o arquivo TEMPLATE (exemplo) que é suprido com o Kppp. Você deve encontrar uma cópia no diretório $(KDEDIR)/doc/HTML/kppp. Use o comando de linha kppp -r para checar a sintaxe de seu novo arquivo de regras.
Eu adoraria receber qualquer arquivo de regras que for escrito. Eu vou torná-los disponíveis em minha página web. Antes de você me mandar um novo arquivo de regras, certifique se que ele não esteja ainda disponível na página Web do Kppp. Então mande via e-mail o arquivo, para mim.
Neste caso você precisa escrever código novo que calcule esse feriado. Dê uma olhada no arquivo-fonte ruleset.cpp e baseie-se no exemplo da Páscoa ("easter"). Depois, mande a atualização para mim.