Veja o arquivo README! Ele lhe mostrará como compilar o kdm. nota: make install irá sobrescrever o seu atual kdmrc.
Então você poderá inserir a linha
kdmdesktop |
PAM (Pluggable Authentication Modules) - (Módulos de Autenticação Conectáveis) - é um poderoso e flexível sistema de autenticação tipo"plug-in" que vem com o Solaris e RedHat Linux, e está sendo portado para outros sistemas. PAM irá manipular senhas shadow de forma transparente. Se seu sistema possui o PAM instalado, você pode habilitar o suporte ao PAM no KDE compilando o kdebase usando ./configure --with-pam.
Veja o arquivo kdebase/README.pam para maiores informações. Se você escolher a opção PAM, você deve verificar se o serviço "xdm" do PAM foi configurado. Isto será feito por um arquivo /etc/pam.d/xdm, ou por linhas iniciadas com "xdm" em um arquivo /etc/pam.conf.. Uma configuração mínima em /etc/pam.conf é provida por linhas.
# xdm authorization xdm auth required pam_unix_auth.so xdm account required pam_unix_acct.so |
Ao lado de registros "auth" e "account" , poderão também estar registros "password" e "session"; veja sua documentação do PAM. Enquanto o kdm usa o serviço "xdm" do PAM como padrão, o nome do serviço do PAM pode ser mudado quando o kdebase é compilada: por exemplo ./configure --with-pam=kde irá fazer o kdm usar o serviço "kde" do PAM.
Neste exemplo, /etc/pam.d/kde deve existir (pode ser um link simbólico para /etc/pam.d/xdm) ou pode ser um registro válido "kde" em /etc/pam.conf. Logins e logouts kdm irão gerar registros no log do sistema, identificados pelo nome do serviço do PAM. Note que o kscreensaver usará o mesmo serviço do PAM para a função de "auth" (autenticação de senha), quando destravando a tela; falhas de autenticação são armazenadas no log do sistema.
Agora é hora de testar o kdm. você deve colocar seu sistema em um nível de execução que não execute o xdm e tentar (como root) dizer:
> kdm -nodaemon |