Uma das pastas que o KDE cria em seu ambiente de trabalho quando você o acessa pela primeira vez é a pasta Templates (modelos). Ela contém alguns arquivos com a extensão .kdelnk (não mostrada). Esses arquivos kdelnk são usados para representar no KDE os seguintes objetos:
Aplicações;
Impressoras;
Dispositivos "montáveis" (exemplo: unidades de disco flexível);
Recursos da Internet (exemplos: documentos WWW, diretórios FTP).
Praticamente todos os itens do botão Iniciar e do painel referem-se a um arquivo kdelnk. O arquivo kdelnk especifica que ícone mostrar, bem como traz informações específicas sobre aquilo que o ícone representa (aplicação, dispositivo ou URL). Você pode arrastar qualquer arquivo kdelnk para o painel, a fim de criar um botão de "partida rápida".
Você pode criar ícones para suas impressoras, de modo que voce possa imprimir um arquivo arrastando-o até o ícone da impressora. Eis como:
Abra a pasta Templates localizado no ambiente de trabalho;
Arraste o ícone Program da pasta para o ambiente de trabalho. Escolha Copiar no menu que aparece quando você solta o ícone;
Clique o novo ícone com o botão direito, e escolha Propriedades no menu de contexto;
Na página Geral, mude o nome para Impressora.kdelnk;
Na página Executar, digite o seguinte no campo Executar: lpr %u Nota: Esse exemplo assume que você imprime por meio do comando lpr. Se você usa um comando diferente, digite-o em lugar de lpr %u;
Ainda na página Executar, clique no ícone que parece com uma engrenagem, e selecione o ícone Impressora da lista.
Agora você deve estar apto a imprimir na sua impressora padrão, basta arrastar o arquivo até o ícone Impressora.
O Unix oferece acesso à dispositivos de armazenamento que não sejam discos fixos, mas através de um processo denominado montagem. O KDE usa arquivos kdelnk de modo a permitir que você monte, desmonte e acesse facilmente arquivos em dispositivos de armazenamento secundário, como discos flexíveis e CD-ROMs.
Como exemplo, aqui estão os passos necessários para criar um ícone para aceder arquivos num disco flexível:
Nota: Muitos sistemas requerem que você esteja identificado como root (superutilizador) para montar e desmontar dispositivos.
Abra a pasta Templates localizado no ambiente de trabalho;
Arraste o ícone Device (dispositivo) para o ambiente de trabalho. Escolha Copiar no menu que aparece quando você solta o ícone;
Clique o novo ícone com o botão direito, e escolha Propriedades no menu de contexto;
Na página Geral, mude o nome para Floppy.kdelnk;
Na página Dispositivo, digite /dev/fd0 como o dispositivo. Clique Ícone montado e escolha a figura do disquete com uma luz verde. Então, clique Ícone não montado e escolha o desenho de um disquete sem a luz verde.
Agora, coloque um disco formatado no drive e clique o ícone Floppy para que o KDE monte o disquete e mostre os arquivos contidos nele. Antes de remover o disco do drive, clique o ícone Floppy com o botão direito e escolha Desmontar no menu.