O Manual de Programação do KDevelop: O Guia do Utilizador para Desenvolvimento de Aplicações C++ para o Ambiente de Trabalho K (KDE) com o ambiente de trabalho KDevelop, Versão 2.1 | ||
---|---|---|
Prev | Next |
O KAppWizard, ou também denominado Assistente de Aplicações KDE, destina-se a permitir-lhe começar a trabalhar em novos projectos com o KDevelop. Assim, todos os seus projectos são primeiro criados através do assistente; depois você pode começar a construi-los e extender o código do esqueleto já disponibilizado. O KAppWizard também permite escolher entre vários tipos de projectos de acordo com os objectivos do seu projecto:
Aplicação KDE Normal: inclui código fonte para uma moldura de estrutura completa de uma aplicação KDE standard com suporte para o modelo Controlador-de-Vista-de-Documento, uma barra de menu, ferramentas e estados bem como um conjunto de documentação baseado em SGML , hiper-ligações KDE e icons de aplicações. Este é o tipo de aplicação normalmente necessária para um novo projecto KDE.
Mini-Aplicação KDE: contém a mesma estrutura geral que a Aplicação KDE Normal mas com a diferença que o código da aplicação apenas disponibiliza um widget como uma janela.
Aplicação Qt Normal: trabalha como a Aplicação KDE Normal através do seu código com a diferença de que o projecto é baseado na biblioteca Qt apenas e não contém suporte KDE. É destinado a projectos que têm de ser portáveis para plataformas Windows ou que não querem requerer as bibliotecas KDE por parte do utilizador final.
Aplicação C: É baseada apenas no compilador C e corre numa consola.
Aplicação C++: É baseada apenas no compilador C++ e corre numa consola tal como a aplicação C, pelo que não requer o X-Window.
Projecto Costumizável: cria um projecto vazio sem qualquer código fonte. Este destina-se a projectos já existentes para serem convertidos para o KDevelop ou para projectos onde deseja começar de raiz. Lembre-se que tem de tomar conta dos ficheiros makefiles e dos scripts de configuração sozinho.
Neste capítulo veremos como o KAppWizard pode ser invocado e o que tem de ser feito para gerar um projecto de aplicação KDE. Isto irá ser também o passo inicial da nossa cobertura, onde iremos criar a versão inicial do projecto de exemplo. Para todos os outros tipos de projectos os passos são normalmente os mesmos, apenas que poderá não necessitar de ter certas opções disponíveis.
Para começar com a sua primeira aplicação KDE, abra o KDevelop. Depois seleccione "Novo..." a partir do menu "Projecto". O KAppWizard inicia-se, e você vê uma árvore na primeira página, contendo os tipos de projectos. Quando um tipo é seleccionado, você vê uma antevisão de como irá funcionar após o processo inicial de construção. Escolha o ramo KDE, tipo Normal. Depois prima o botão "Seguinte" no fundo da primeira página do assistente. Isto mudará para a página seguinte, onde você tem de definir as opções gerais do projecto.
Para a nossa aplicação de exemplo, nos escolhemos o nome de projecto KScribble; pelo que deverá inserir isto no campo "Nome do Projecto". Depois seleccione o directório onde quer que o projecto seja construido; o defeito é o seu directório principal (home). Pode introduzir o caminho manualmente ou pode também premir o botão à direita para seleccionar o directório através de um diálogo.
De seguida, tem de introduzir o número da Versão. Para a primeira versão, defina esta como 0.1. É normal numerar novas aplicações que estão em desenvolvimento para a primeira distribuição abaixo de 1, e como a versão inicial irá apenas conter a estrutura standard, diremos que esta é a versão 0.1.
Finalmente, adicione o seu nome ao campo "Autor" e o seu endereço de e-mail. Pode deixar todas as outras opções nos seus valores de defeito.
Para lhe dar algumas informações sobre outras opções, pode premir o botão direito do rato sobre as opções, e obterá uma janela de ajuda rápida que descreve o objectivo da opção.
Estes são:
gerar código e headers: gera o código fonte da aplicação
Ficheiros-Standard-GNU: adiciona uma cópia da Licença Pública Geral (GPL) GNU ao projecto bem como alguns outros ficheiros standard para informação do utilizador quando distribuir o pacote.
Documentação do Utilizador: o manual do utilizador em SGML , já preparado para o seu projecto.
Documentação-API : cria um conjunto de documentação HTML inicial para o Interface de Programação da Aplicação (API).
Ficheiro-lsm: o Mapa de Aplicações Linux, utilizado pelos servidores de distribuição e contém uma breve informação sobre os objectivos do projecto e requerimentos.
Ficheiro-.kdelnk : um atalho KDE que irá instalar a sua aplicação na árvore "Aplicações" no Painel de Controlo KDE.
Icon de Programa: um Icon que representa o seu projecto e pode ser utilizado para criar um atalho para o ambiente de trabalho.
Mini-Icon: uma versão-Mini do icon de programa que representa a sua aplicação para além do nome dela no Painel de Controlo KDE e é mostrado nos diálogos e janela principal da sua aplicação no canto superior esquerdo.
Agora vamos para a página seguinte premindo o botão "Seguinte" de novo para definir o modelo para os ficheiros header do seu projecto.
A página de modelo de header permite-lhe incluir automaticamente um prefácio nos seus ficheiros header, contendo o nome do ficheiro, a data de construção, o ano do copyright, também o seu nome e endereço de e-mail. Você não tem de mudar essas partes em maiusculas por si, pois o KAppWizard faz isto automaticamente e guarda o modelo para este projecto, para que possa ser utilizado de novo mais tarde para criar novos ficheiros.
A segunda parte do modelo de header de defeito contém uma informação de licença. Por defeito, o seu projecto está sob a Licença Pública Geral GNU, que também é incluida no pacote. Esta licença é utilizada para proteger o seu código fonte contra qualquer pessoa que apenas copie o seu código para os seus propósitos. A Licença Pública Geral (GPL) oferece-lhe esta licença gratuitamente e assim protege os seus direitos como autor, e é comum para aplicações de distribuição livre. Para obter mais informação sobre a licença, deverá ler mais tarde o ficheiro COPYING no directório base do seu novo projecto que é uma cópia da GPL e é já enviada com a sua aplicação.
De qualquer modo, você pode escolher outra licença ou outro modelo de header que já esteja a utilizar para os seus projectos. Sendo assim você pode editar directamente o modelo de defeito dado. Para fazer isto, é-lhe dado o modelo numa janela de edição. Para limpar a página de defeito, seleccione "Novo", para utilizar outro modelo, seleccione "Ler...", que lhe permite escolher um ficheiro de modelo.
Quando tiver terminado, vá para a página seguinte premindo "Seguinte". Esta é a página de modelo para os seus ficheiros de código fonte e é geralmente a mesma que a página de modelo de header. A única diferença é que este modelo é utilizado para os seus ficheiros de implementação.
Agora que já definiu todas as opções para o KScribble, seleccione "Seguinte" e prima o botão "Gerar" no fundo da janela do assistente. Se o botão não estiver disponível, você não definiu todas as opções correctamente. Para corrigir quaisquer erros, volte atrás no Assistente com "Regressar".
Depois você verá o que o KAppWizard faz- ele copia todos os modelos para o directório do seu projecto e cria o novo projecto. Após o KAppWizard terminar, o botão "Cancelar" muda para um botão "Sair" para deixar o assistente.
Após este último passo, você terminou a criação do novo projecto. O KDevelop lê-o então e a vista de árvore permite-lhe navegar através ficheiros e classes do projecto.
Na próxima secção, iremos discutir como construir e correr a sua primeira versão do KScribble e como o código fonte está organizado.