O Assistente de Aplicações do KDevelop permite a criação de quatro tipos diferentes de projectos, construindo um esqueleto para cada. Todos os projectos estão de acordo com FSF e utilizam as ferramentas de desenvolvimento standard GNU como descrito na secção dos requerimentos deste manual. Para aplicações KDE , o assistente oferece dois esqueletos diferentes, a Aplicação KDE , disponibilizando uma aplicação completa com classes base para escrever documento, ver e aplicação. Isto inclui a criação de barras de menu, ferramentas e estadps, a janela principal herda a classe KTMainWindow. A Mini-Aplicação KDE apenas disponibiliza uma vista que está vazia. Este tipo de projecto pode ser utilizado para criar uma pequena ferramenta de ambiente de trabalho ou outra aplicação simples sem muitas modificações no código existente disponibilizado com o esqueleto. Uma aplicação Qt disponibiliza a criação de um programa apenas Qt se não desejar quaisquer dependências de bibliotecas KDE para o utilizador final. (NOTA: O script de configuração irá verificar a existência das bibliotecas KDE . Isto será corrigido na próxima versão do KDevelop). A Aplicação Qt também é criada com três classes base tal como a Aplicação Standard KDE e disponibiliza uma barra de menu, de ferramentas e de estados.
A Aplicação C++ oferece um esqueleto para criar aplicações de linha de comando. Está pronta a correr e por defeito apresenta "Hello World" como única acção. Isto pode ser útil a quem está a aprender C++ e que queiram programar aplicações sem utilizar um ambiente gráfico primeiro ou para aqueles a trabalhar em programas de linha de comando escritos em C++ ou C.
O assistente pergunta-lhe o nome do projecto, versão e localização conde deseja que o directório do projecto seja construido. Além disso, o seu Nome e Endereço Email são pedidos para inserir no cabeçalho dos modelos de header e cpp bem como nas entradas no ficheiro *.lsm.