Capítulo 4. Configuração

Índice
O arquivo de configuração
Como alterar as configurações definidas

O arquivo de configuração

O arquivo de configuração (chamado php3.ini no PHP 3, e simplesmente php.ini no PHP 4) é lido quando o PHP inicia. Para as versões de módulos de servidor do PHP, isso só acontece uma vez quando o servidor é iniciado. Para as versões CGI e CLI acontece em cada execução.

A localização padrão do php.ini é uma opção de compilação (veja a FAQ correspondente), mas pode ser modificada para as versões CGI e CLI com o opcional -c. Veja isso no capítulo sobre utilizando o PHP a partir da linha de comando). Você também pode utilizar a variável ambiente PHPRC para colocar caminhos adicionais para a procura do arquivo php.ini.

Nota: O servidor web Apache muda o diretório root na inicialização fazendo com que o PHP tente ler o php.ini a partir da raiz do sistema de arquivos, se existir.

As diretivas do php.ini utilizadas por extensões são documentadas nas respectivas páginas das extensões. A lista de diretivas principais está disponível no apêndice. Provavelmente nem todas as diretivas do PHP estão documentadas ainda no manual. Para uma lista completa das diretivas disponíveis para sua versão do PHP, verifique o (muito bem comentado) php.ini. Alternativamente, você pode ler o última versão do php.ini disponível no CVS .

Exemplo 4-1. php.ini example

; qualquer texto depois de um ponto e vírgula não delimitado (;) é ignorado
[php] ; marcadores de seção (texto entre colchetes) também são ignorados
; Valores booleanos podem ser:
;    true, on, yes
; ou false, off, no, none
register_globals = off
track_errors = yes

; você pode delimitar strings com aspas
include_path = ".:/usr/local/lib/php"

; barras invertidas são tratadas da mesma maneira que outros caracteres
include_path = ".;c:\php\lib"