Esta seção contém notas, dicas e instruções específicas para instalações do PHP em Apache, tanto para versões Unix quanto para Windows. Nós também temos instruções, dicas e notas para Apache 2 numa página separada.
Você pode selecionar argumentos para adicionar ao configure na linha 10 abaixo através da Lista completa de opções do configure . Os números de versões foram omitidos aqui, para assegurar que as instruções não estejam incorretas. Você deverá trocar o 'xxx' aqui com os valores corretos dos seus arquivos.
Dependendo da sua instalação do Apache e das variações Unix, existem inúmeras maneiras possíveis de parar e reiniciar o servidor. Abaixo estão algumas linhas típicas usadas para reiniciar e o servidor, para instalações de versões de apache/unix. Você deve trocar /caminho/para/ pelo caminho destas aplicações nos seus sistemas.
Exemplo 3-5. Exemplo de comandos para reinicialização do Servidor Apache
|
As localizações dos binários apachectl e http(s)dctl geralmente variam. Se o seu sistema tem os comandos locate ou whereis ou which, estem podem lhe ajudar a encontrar os programas de controle do servidor.
Exemplos diferentes de compilação do PHP para apache estão a seguir:
Isto irá criar uma biblioteca compartilhada libphp4.so que é carregada com o Apache usando uma linha LoadModule no arquivo httpd.conf do Apache. O suporte ao PostgreSQL está embutido dentro da biblioteca compartilhada libphp4.so.
Isto irá criar uma biblioteca compartilhada libphp4.so para o Apache, mas isto também criará uma biblioteca compartilhada pgsql.so que é carregada com o PHP tanto ao usar a diretiva de extensão no arquivo php.ini ou então carregando ela explícitamente no script usando a função dl().
Isto irá criar uma biblioteca libmodphp4.a, o arquivo mod_php4.c e vários arquivos dependentes e copiará eles para o diretório src/modules/php4 na árvore de diretório do código fonte do Apache. Então você compilará o Apache usando a opção --activate-module=src/modules/php4/libphp4.a e o sistema de compilação do Apache irá criar o arquivo libphp4.a e fará um link estático dentro do binário httpd. O suporte ao PostgreSQL estará incluído diretamente neste binário httpd, então o resultado final aqui será um único arquivo binário httpd que incluirá tudo do Apache e tudo do PHP.
Mesmo que o anterior, exceto em vez de incluir o suporte ao PostgreSQL diretamente no binário httpd você terá uma biblioteca compartilhada pgsql.so que você poderá carregar com o PHP tanto do arquivo php.ini ou diretamente usando a função dl().
Quanto estiver decidindo compilar o PHP com maneiras diferentes, você deverá considerar as vantages e disvantagens de cada método. Complilando como uma biblioteca compartilhada significará que você poderá compilar o apache separadamente, e não terá que recompilar tudo quando quiser adicionar ou mudar o seu PHP. compilando o PHP dentro do apache (método estático) significará que o PHP irá carregar e rodar rapidamente. Para maiores informações, veja a página web do Apache que fala sobre Suporte a Objetos Dinâmicos Compartilhados.
Nota: O arquivo httpd.conf padrão do Apache atualmente já contém uma seção que se parece com isso:
A menos que você mude isto para "Group nogroup" ou algo assim ("Group daemon" é também muito comum) o PHP não estará apto a abrir arquivos.
Nota: Tenha certeza de especificar a versão instalada do apxs quando usar a opção --with-apxs=/caminho/para/apxs. Você NÂO deverá usar a versão do apxs que está nos fontes do apache e sim a que está atualmente instalada no seu sistema.
Existem duas maneiras de configurar o PHP para funcionar com o Apache 1.3.x em Windows. Uma é usando o binário CGI (php.exe), a outra é usando a bliblioteca compartilhada (DLL) como módulo para o Apache (SAPI). Nos dois casos você precisará parar o Servidor Apache, e editar seu arquivo httpd.conf para configurar o Apache para funcionar com o PHP.
Vale deixar claro aqui que agora o módulo SAPI tornou-se muito mais estável no Windows, nós recomendamos o seu uso em vez do binário CGI, por ele ser mais transparente e seguro.
Embora possa ter algumas variações de configurar o PHP com Apache, elas são fáceis suficientemente para ser feitas por um usuário sem experiência. Por favor consulte os Documentos do Apache para maiores diretivas de configuração.
Se você descompactou o pacote do PHP para c:\php\ como descrito na seção Passos de Instalação Manual, você precisará inserir estas linhas no seu arquivo de configuração do Apache para configurar o binário CGI:
ScriptAlias /php/ "c:/php/"
AddType application/x-httpd-php .php .phtml
Action application/x-httpd-php "/php/php.exe"
Atenção |
Usando a configuração do binário CGI, o seu servidor está aberto a vários tipos possívels de ataque. Por favor leia nossa seção Segurança em CGI para aprender como defender-se de ataques. |
Se você preferir usar o PHP como um módulo no Apache, esteja certo de mover o arquivo php4ts.dll para o diretório windows/system (em Windows 9x/Me) ou winnt/system32 (para Windows NT/2000/XP), sobrescrevendo qualquer arquivo antigo. Então você deverá adicionar as duas linhas a seguir em seu arquivo de configuração do Apache (httpd.conf):
Abra o arquivo httpd.conf com seu editor de textos preferido e localize a diretriz LoadModule e adicione a seguinte linha no final da lista para o PHP 4: LoadModule php4_module "c:/php/sapi/php4apache.dll" ou a seguinte linha para o PHP 5: LoadModule php5_module "c:/php/sapi/php5apache.dll"
Você pode descobrir que após ter instalado o Apache com o Windows installer que é necessário definir a diretriz para mod_php4.c. Isto é especialmente importante se a diretriz ClearModuleList estiver definida, na qual você irá descobrir algumas linhas abaixo. Você verá uma lista de entradas AddModule, adicione a seguinte linha no final da lista: AddModule mod_php4.c para PHP 4 e para PHP 5 mude para AddModule mod_php5.c
Procure por uma frase igual a AddType, então adcione a seguinte linha no final da lista: AddType application/x-httpd-php .php .phtml Você pode escolher qualquer extensão aqui. A extensão .php é simplesmente uma sugestão que nós damos. Você também pode incluir .html, e .php3 pode ser adicionado para compatibilidade com versões antigas.
Após mudar o arquivo de configuração, lembre-se de reiniciar o servidor, por exemplo, NET STOP APACHE seguido por NET START APACHE, se você roda o Apache como um Serviço Windows, ou use os atalhos comuns no menu iniciar.
Existem duas maneiras para você poder usar a função de destaque de códigos fonte, contudo dependerá da maneira de sua instalação para esta função funcionar corretamente. Se você configurou o Apache para usar o PHP como um módulo SAPI, então adicionando a seguinte linha ao seu arquivo de configuração (httpd.conf) você poderá usar esta função: AddType application/x-httpd-php-source .phps abaixo da posição em que definiu a linha AddType application/x-httpd-php .php, veja mais acima).
Se você escolher configurar o Apache para usar o PHP como um binário CGI, você precisará usar a função show_source(). Para fazer isto simplesmente crie um arquivo de script PHP e adicione este código: <?php show_source ("php_original_script.php"); ?>. Troque php_original_script.php pelo nome do arquivo que você quer que seja mostrado o código fonte.
Nota: No Apache em Windows todas as barras invertidas em uma definição de caminho como descrito aqui "c:\diretorio\arquivo.ext", devem ser convertidas para barras normais, como descrito aqui "c:/diretorio/arquivo.ext".