Depois que uma configuração de ativação tiver sido definida utilizando o diálogo, ela pode ser mostrada diretamente no menu apropriado, em vez de precisar abrir o diálogo de configuração de ativação novamente. Quando uma configuração de ativação é mostrada diretamente em um menu, referimo-nos a ela como um atalho de ativação. O ponto de extensão org.eclipse.debug.ui.launchShortcuts é utilizado para registrar esses atalhos. Na definição da extensão, é possível especificar em quais modos os atalhos são mostrados. Para cada atalho, você deve especificar uma implementação do ILaunchShortcut. Essa classe é utilizada para ativar um programa com uma seleção específica fornecida em uma visualização ou editor.
Também é possível especificar quando o atalho deve ser mostrado. O elemento contexttualLaunch permite descrever modos aplicáveis e ativar condições para o atalho. Isso é melhor demonstrado pelo exemplo. A seguinte marcação registra os atalhos para lançamento de um aplicativo Java:
<extension point="org.eclipse.debug.ui.launchShortcuts"> <shortcut label="%JavaApplicationShortcut.label" icon="icons/full/etool16/java_app.png" helpContextId="org.eclipse.jdt.debug.ui.shortcut_local_java_application" modes="run, debug" class="org.eclipse.jdt.internal.debug.ui.launcher.JavaApplicationLaunchShortcut" id="org.eclipse.jdt.debug.ui.localJavaShortcut"> <contextualLaunch> <enablement> <with variable="selection"> <count value="1"/> <iterate> <or> <test property="org.eclipse.debug.ui.matchesPattern" value="*.java"/> <test property="org.eclipse.debug.ui.matchesPattern" value="*.class"/> <instanceof value="org.eclipse.jdt.core.IJavaElement"/> </or> <test property="org.eclipse.jdt.debug.ui.hasMainType"/> </iterate> </with> </enablement> </contextualLaunch> ... </shortcut> ...
Consulte Expressões Booleanas e Filtros de Ação para obter uma explicação da sintaxe XML para ativar condições. A sintaxe completa é descrita na documentação do org.eclipse.debug.ui.launchShortcuts.