Visão Geral do Ambiente de Desenvolvimento de Plug-in
O PDE (Plug-in Development Environment) é uma ferramenta designada a ajudar os desenvolvedores na criação, desenvolvimento, teste, depuração e implementação de plug-ins Eclipse. A ordem do PDE também inclui
ferramenta para desenvolvedores de fragmentos, recursos e sites de atualização.
O PDE é parte do SDK Eclipse e não uma ferramenta lançada separadamente. Na linha da filosofia da plataforma Eclipse geral, o PDE fornece uma grande variedade de contribuições de plataformas (ex. visualizadores, editores, assistentes, ativadores e
etc.) que se misturam com o restante do workbench Eclipse e ajudam os desenvolvedores em cada estágio de desenvolvimento de plug-in ao trabalhar dentro do workbench Eclipse.
Conceitos
- Host vs. Tempo de Execução
Ao inicializar o workbench, você o
utilizará para trabalhar com projetos que definem os plug-ins que estiverem sendo
construídos. A instância do workbench que está sendo executada enquanto você desenvolve o plug-in utilizando o PDE e outras ferramentas é a instância host. Os recursos disponíveis nessa instância
virão exclusivamente dos plug-ins que estiverem instalados com seu aplicativo. Uma vez que esteja satisfeito com seu plug-in e deseja testá-lo, pode ativar outra instância do workbench, a instância tempo de execução. Esta instância conterá os mesmos plug-ins da instância do host, mas também terá os plug-ins com os quais você estava trabalhando na instância do host.
O ativador do PDE cuidará da combinação de seus
plug-ins com os plug-ins de host e da criação da instância de tempo de execução.
- Plug-ins externos vs. de espaço de trabalho
Ao desenvolver plug-ins do Eclipse, o conjunto de plug-ins que serão utilizados para executar o workbench do tempo de execução vêm de dois lugares distintos: o espaço de trabalho da instância de host e a plataforma de destino. Embora, para o PDE, todos os plug-ins sejam os mesmos, não importa de onde eles venham, existem poucas diferenças que rapidamente se tornam evidentes para os usuários:
- Plug-ins de espaço de trabalho são os plug-ins em desenvolvimento no
workbench do host. Eles estão sob seu controle e podem ser incluídos, excluídos e modificados pelo usuário.
- Plug-ins externos são plug-ins que chegaram com a instalação básica da
plataforma e são referidos simplesmente
de sua localização original sem modificação. Você pode referenciá-los, procurá-los, visualizar sua origem e depurá-los, mas eles são considerados de leitura.
A visualização Plug-ins, que é parte da perspectiva do PDE, mostrará a lista combinada de espaços de trabalho e plug-ins externos. Nela, você poderá procurar a estrutura de diretório dos plug-ins externos, abrir arquivos, etc.

Preparando o Workbench
Conceitos do PDE

Criando Novo Projeto de Plug-in
Editando o Manifesto
Executando
Implementando
Trabalhando com Recursos
Trabalhando com Sites de Atualização