A personalização de produtos funciona de forma diferente ao utilizar o mecanismo de recurso principal. As informações sobre marca do recurso estão localizadas em um plug-in identificado pelo recurso principal (ou o plug-in do mesmo nome como o recurso principal se nenhum estiver especificado). Os arquivos que designam e definem as informações sobre marca de nosso aplicativo acmeweb hipotético são realçados na amostra de estrutura de diretórios a seguir:
acmeweb/ acmeweb.exe (executável do produto - chama eclipse.exe e especifica o recurso principal) eclipse/ .eclipseproduct eclipse.exe startup.jar install.ini .config/ platform.cfg jre/ features/ com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ (recurso principal) feature.xml plugins/ com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ (plug-in do recurso principal. Contém informações de marca.) plugin.xml about.ini about.html about.mappings about.properties acme.png plugin_customization.ini splash.jpg welcome.xml com.example.acme.acmewebsupport_1.0.0/ ... links/ ...
O plug-in associado a um recurso principal é onde as informações sobre marcas de um produto são especificadas. Há vários aspectos personalizáveis de um produto. As personalizações no nível do produto são definidas utilizando o arquivo about.ini e outros arquivos descritos a esse respeito. Os produtos também podem controlar os valores de preferência padrão de outros plug-ins. Isso é feito utilizando o arquivo plugin_customization.ini.
Referindo-se mais uma vez a nosso exemplo de plug-in do recurso principal do produto, vamos observar mais detalhadamente como o produto é personalizado.
com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ plugin.xml about.ini about.html about.mappings about.properties acme.png plugin_customization.ini plugin_customization.properties splash.bmp welcome.xml
Revisaremos as mesmas personalizações que revisamos para o ponto de extensão dos produtos, enfatizando como a especificação é diferente utilizando o mecanismo de recursos principais.
Conforme discutido com a personalização do nível de produto, todos os recursos e plug-ins devem contribuir com um arquivo about.html que fornece informações sobre esse plug-in específico.
O recurso principal também fornece as informações e gráficos para o produto como um todo. São utilizados arquivos adicionais para especificar essas informações.
Uma imagem colorida com 16 x 16 pixels pode ser utilizada para marcar as janelas criadas pelo produto. Ela aparecerá no canto superior esquerdo das janelas do produto. Ela é especificada no atributo windowImage no arquivo about.ini. O caminho deve ser especificado como um caminho relativo ao plug-in. Uma entrada apropriada para a estrutura de diretórios mostrada acima seria a seguinte:
windowImage=acme.png
Os plug-ins utilizando os mecanismos de Boas-Vindas do Eclipse 2.1 devem especificar o arquivo da página de boas-vindas no atributo welcomePage no arquivo about.ini. O caminho deve ser especificado como um caminho relativo ao plug-in. Uma entrada apropriada para a estrutura de diretórios mostrada acima seria a seguinte:
welcomePage=welcome.xml
Também é possível especificar uma pesquisa de idioma nacional para o arquivo. (Consulte Arquivos específicos do locale para obter detalhes adicionais.)
welcomePage=$nl$/welcome.xml
A tela inicial do produto é fornecida em um arquivo splash.bmp localizado no diretório de plug-in do recurso principal. A imagem deve ser fornecida no formato BMP em cores de 24 bits (formato RGB) e deve ter aproximadamente 500 x 330 pixels de tamanho. Se as telas iniciais precisarem ser personalizadas para locales diferentes, elas poderão ser colocadas em um fragmento do plug-in do recurso principal.
O arquivo plugin_customization.ini é utilizado para definir os valores de preferência padrão para as preferências definidas por outros plug-ins. Este é um arquivo de formato java.io.Properties. Normalmente, este arquivo é utilizado para definir os valores de preferências que são publicadas como parte da API pública de um plug-in. Isto é, você estará se arriscando se referir-se a preferências que são utilizadas por plug-ins, mas não definidas formalmente na API.
Uma personalização comum é definir a perspectiva padrão para o workbench. Essa preferência é definida no plug-in org.eclipse.ui. O seguinte exemplo assume que o produto deve ser ativado com a perspectiva do recurso como a padrão.
org.eclipse.ui/defaultPerspectiveId=org.eclipse.ui.resourcePerspective
Se você descobrir que é necessário alterar o valor padrão de uma das preferências de outro plug-in, consulte a documentação da API desse plug-in para ver se a preferência é considerada pública.
O arquivo plugin_customization.properties contém cadeias convertidas
do arquivo plugin_customization.ini.