A interface da IIntroPart e o ponto de extensão de org.eclipse.ui.intro formam o mecanismo genérico que pode ser utilizado para criar seu próprio suporte de introdução para um determinado produto. A finalidade principal dessa extensão é definir a classe que implementa IIntroPart e especificar a ligação entre um id de produto e uma parte da introdução. Por exemplo, a seguinte contribuição define uma parte hipotética da introdução a ser mostrada pelo workbench na inicialização:
<extension point="org.eclipse.ui.intro"> <intro class="com.example.SampleIntroPart" id="someId"> icon="someIcon.png" </intro> <introProductBinding introId="someId" productId="com.example.someProductId"> </introProductBinding> </extension>Primeiramente, essa contribuição define a parte da introdução e designa o id "someId" para ela. Em seguida, liga essa parte da introdução a um produto cujo id é "com.example.someProductId". Na inicialização da plataforma, a classe especificada no atributo class será instanciada pelo workbench e apresentada ao usuário como a introdução ao produto. Esse é o nível mais baixo da integração na interface de IIntroPart.
A plataforma fornece sua própria implementação de IIntroPart chamada CustomizableIntroPart que permite que o conteúdo e a apresentação da introdução sejam personalizados. A seguir está o fragmento que define a parte da introdução para o workbench. Não verificaremos os mecanismos da implementação de uma parte da introdução já que desejamos enfatizar a definição do conteúdo da introdução. (Consulte a documentação do ponto de extensão e o javadoc utilizado como referência anteriormente para obter detalhes adicionais se necessário.)
<extension point="org.eclipse.ui.intro"> <intro class="org.eclipse.ui.intro.config.CustomizableIntroPart" id="org.eclipse.platform.intro"> </intro> <introProductBinding introId="org.eclipse.platform.intro" productId="org.eclipse.platform"> </introProductBinding> </extension>A contribuição acima define CustomizableIntroPart como a parte da introdução a ser utilizada para a plataforma SDK do Eclipse. O restante dessa discussão mostra como utilizar e estender essa parte.