Executando sob Depuração

O mesmo ativador do Workbench de Tempo de Execução pode ser utilizado para depuração. Não há suporte especial do PDE para depuração além do suporte padrão de depuração Java. 

Pressione o botão Depurar da barra de ferramentas em vez de Executar para depurar seu plug-in. Você pode colocar pontos de interrupção em seu código Java e passar pela origem depois que você os atingir. 

O PDE assegura que não exista diferença entre o espaço de trabalho e os plug-ins externos durante a depuração.  Você pode saltar de uma classe para outra sem saber se está vendo na origem somente leitura anexada a bibliotecas externas ou na origem editável em seu espaço de trabalho. Para obter mais informações sobre a depuração, consulte o Guia de Usuário do JDT.

Se sua plataforma de destino não for a mesma do host e for um produto que não contenha código fonte, não será possível passar pela origem quando o controle mudar para as classes da plataforma. Alguns produtos baseados na plataforma podem optar por serem transportados sem origem e oferecer a origem como parte do SDK do produto. Nesse caso, o código fonte será instalado separadamente (geralmente, mais tarde). O código fonte é entregue através de plug-ins que contêm arquivos ZIP e conectado ao ponto de extensão do PDE, para registrar localizações de código fonte. Ao associar bibliotecas de tempo de execução e conexões de origem, o PDE varrerá as localizações de código fonte disponíveis, para localizar o arquivo ZIP de origem correspondente.

Alternativamente, é possível fazer download do código fonte em sua unidade de disco e registrar a localização manualmente, utilizando a página de preferências do PDE:

Preferências de PDE - Locais de Código Fonte

Você observará que algumas localizações já existem, se a instância do host for o próprio SDK e contiver plug-ins de origem. É possível incluir novas localizações, selecionando Incluir... e escolhendo um diretório local válido.