Uma vez que seu plug-in define um conjunto de ações, ele pode utilizar o ponto de extensão org.eclipse.ui.actionSetPartAssociations para especificar que um conjunto de ações deve tornar-se visível quando uma visualização ou editor específico estiver ativo.
Basicamente, o usuário controla a aparência de conjuntos de ações utilizando Janela->Personalizar Perspectivas... no menu do workbench. Se o usuário marcar um conjunto de ações como visível, ele será sempre visível quando a perspectiva estiver ativa, independentemente da visualização ou editor ativos. Da mesma forma, se o usuário marcar o conjunto de ações como oculto, ele será sempre oculto quando a perspectiva estiver ativa. Se o usuário não alterar o estado de um conjunto de ações nesse diálogo, as associações de peças do conjunto de ações serão utilizadas para determinar a visibilidade do conjunto de ações.
A marcação de uma associação de peça do conjunto de ações é direta. O seguinte exemplo vem do plug-in da UI do JDT (Ferramentas de desenvolvimento Java).
<extension point="org.eclipse.ui.actionSetPartAssociations"> <actionSetPartAssociation targetID="org.eclipse.jdt.ui.CodingActionSet"> <part id="org.eclipse.jdt.ui.PackageExplorer"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.TypeHierarchy" /> <part id="org.eclipse.jdt.ui.CompilationUnitEditor"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.ClassFileEditor"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.ProjectsView"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.PackagesView"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.TypesView"/> <part id="org.eclipse.jdt.ui.MembersView"/> </actionSetPartAssociation> </extension>
O targetID especifica o conjunto de ações. (O CodingActionSet foi definido anteriormente no manifesto do plug-in do JDT.) Um ou mais atributos part podem ser especificados para indicar quais exibições e editores farão com que o conjunto de ações se torne visível nos menus e barra de ferramentas. O efeito dessa contribuição de extensão é que as ações associadas à gravação de código Java só ficarão visíveis quando uma das exibições especificadas estiver ativa.